Donativos como Presente

Estava eu hoje, passeando ali pelo blog da Constance e encontrei este post dela e que na hora me deu um estalo: vou publicar pq com certeza tem noivinhas que ja pensaram nisso, mas sabe lá por qual motivo, não fizeram.

Então Constance, eu tive q fazer um CTRL C + CTRL V , porem com os devidos créditos… rsrsrsr… (http://www.constancezahn.com)

***

Pergunta: Uma amiga vai casar e já tem a casa toda montada. Por sorte, ela teve condições de montar a casa do jeitinho dela antes do casório. Ela e o noivo não precisam de mais nada e pensaram em pedir donativos para uma instituição de caridade como presentes de casamento. Isso ficaria feio, deselegante? Eu sou madrinha e ela me perguntou se eu poderia achar um jeito de fazer isso de uma forma educada. Odeio listas de presentes, apesar de concordar que são extremamente úteis e facilitadoras para quem é convidado, mas como mecionar as doações sem parecer que se “está PEDINDO presente”? Dá pra fazer isso em outros tipo sde eventos também? Chá de panelas, aniversários?
.
Resposta: Há um consenso de que não há forma elegante de pedir dinheiro – para si. Quando se fala em donativos para uma instituição de caridade, a coisa muda de figura!
.
Como proceder? Em primeiro lugar, procure a instituição que pretende ajudar (cheque sua idoneidade para evitar uma saia justa mais tarde) e veja quais são as suas necessidades.
.
O que pedir? Claro que a forma mais fácil é pedir doações em dinheiro, porque assim qualquer um faz uma transferência bancária (para a conta da instituição) de casa – não tem o trabalho de arrumar o donativo, nem de entregá-lo (e vamos combinar que as pessoas são acomodadas!). Mas, caso prefiram dar donativos ‘físicos’, então dê sugestões, como ‘agasalhos’ ou ‘brinquedos’ ou ‘alimentos não-perecíveis’, etc. Neste caso, a casa dos noivos seriam os ‘pontos de coleta’, pois é melhor não esperar que os convidados se desloquem até Deus-sabe-onde para entregar o donativo.
.
Como comunicar? Deixem tudo claro já no convite. Acho que a melhor forma é colocar um papelzinho menor anexo com as informações. “Neste dia tão importante para nós, gostaríamos de partilhar a nossa alegria com aqueles que precisam da nossa ajuda. Por isso, resolvemos pedir, ao invés de presentes, donativos à Instituição X.” E aí deixe as informações ‘úteis’, como a conta bancária ou as sugestões de donativos, os endereços de entrega (casa dos noivos e da própria insituição).
..
Em outros eventos, como chás e aniversários, é mais fácil pedir os donativos ‘físicos’, porque as pessoas podem chegar com o presente na mão.
.
..
*Que muitos casais possam ajudar quem precisa!
.
.
UPDATE: acho que não tinha ficado clara uma coisa: donativos em $ não devem passar pelas mãos dos noivos (só depósito na conta bancária da instituição); donativos ‘físicos’ (agasalho, comida, brinquedo,etc), sim, podem ser coletados pelos noivos.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: